O Festival


Sejam bem- vind@s ao SEGUNDO FESTIVAL DE ILUSTRAÇÃO E LITERATURA DA BAHIA, um espaço-tempo dedicado à criação, ao encontro e ao encantamento. É com alegria e grande ânimo que convidamos a todos para reunirmo-nos com o propósito de refletir sobre arte, memória, processos de educação e literatura ilustrada.

O Festival, que nasceu na Bahia, segue crescendo por aqui e alimentando-se do que esta terra  - e os territórios que nela se espelham por semelhança ou contraste - inspiram, demandam e revelam. Realizar o Festival em Salvador fortalece o movimento de descentralização e multiplicação de espaços de atuação e de construção dos discursos "norteadores" dessa linguagem a que nos dedicamos. Nessa edição também realizaremos uma parte do festival no município de Ipiaú

A existência do Festival tem raízes em sonhos, desejos e imaginações diversas. Sonhamos com uma educação pela arte que nos ajude a criar maneiras de expandir continuamente o nossos modos de pensar. Desejamos que cada um de nós seja narrador de sua própria história e tenha condições de fazê-la ecoar para além das grandes distâncias. Imaginamos um espaço de fortalecimento da cadeia produtiva do livro ilustrado e uma estrutura de estímulo e viabilização de produções variadas, principalmente as autônomas e guerreiras. 

Acreditamos na arte como força motriz da transformação e amadurecimento de um pensamento e de uma ação em relação aos mundos que nos rodeiam e permeiam.

Aqui fazemos também nossos votos: que a memória ancestral nos traga imagens dos nossos povos primevos, aqueles que estarão sempre na base do que somos e que a literatura ilustrada seja comprometida com a formação de pessoas e de uma sociedade mais generosa.

Pelas imagens, palavras e povos livres!


Te esperamos!



....................................................................................................
...................................................................................................

O Primeiro Festival de Literatura e ilustração da Bahia é um evento público e gratuito que durante 5 dias reunirá autores, ilustradores, agentes literários, investigadores, educadores, editores, e outros promotores de leitura  em torno de atividades que objetivam refletir sobre as diversas relações entre o texto e a imagem. 

O festival pretende visitar alguns desses infinitos e mágicos pontos de relação entre o texto e a imagem pois entendemos que a ilustração confere ao livro, além do seu valor estético, o apoio, a pausa e o devaneio tão importantes numa leitura criadora. 

Realizar o festival em Salvador promovendo o intercâmbio, reunindo artistas da Bahia, de outros estados brasileiros e de outros países, significa estimular uma produção baiana criando condições objetivas e subjetivas para aprendermos a contar nossas próprias histórias e criar nossas próprias imagens, linguagens e estilos. 

A formação do leitor envolve também a formação do olhar, em que através de uma sensibilização artística poderemos criar as bases para um processo educativo eficiente.

O festival propõe 3 linhas de execução: 1-oficinas, 2-debates e 3-mostras.
Serão 10 oficinas, 7 mesas-redondas, 3 exposições e uma programação diversa de  atividades criativas e divertidas desenvolvidas para despertarem o gosto pela leitura e produção de livros.

2 comentários:

  1. Salve! Sono Cicicì (Rosana Liali).
    O1! Sou Cicicì (Rosana Liali) e desejo que o Festival seja sò o inizio de um grande caminho feito de muitos livros, cores e muita "passione"
    Tanti auguri a tutti voi da Cicicì!

    ResponderExcluir
  2. É o que os artista desta terra estavam precisando !! Muito Bom !!

    ResponderExcluir